Os setores de siderurgia e metalurgia são compostos por indústrias produtoras e transformadoras de metais, dependentes do fornecimento da extração de minérios. A siderurgia é responsável pela produção do aço que é resultado da mistura do ferro aquecido com o carbono, enquanto a metalurgia processa diversos metais disponíveis, como alumínio, cobre, zinco, chumbo, entre outros.
No Brasil, o parque siderúrgico composto por 30 usinas administradas por grandes grupos empresariais emprega diretamente cerca de 120 mil pessoas, movimentando anualmente um valor superior a 200 milhões de reais, enquanto a cadeia metalúrgica possui aproximadamente 150 mil empresas, empregando cerca de 660 mil trabalhadores diretos e mais de 2,4 milhões de trabalhadores indiretos, respondendo por uma das maiores fatias do PIB nacional.
As torres de resfriamento de água são utilizadas pelas siderúrgicas e metalúrgicas para controlar a temperatura dos equipamentos nos processos de fundição e usinagem, resfriando a água de circulação e baixando as elevadas temperaturas atingidas.