Há diversas redes supermercadistas, no Brasil e no mundo, operando de forma regional ou global, com lojas em formato de minimercado, mercado, supermercado e hipermercado, varejista ou atacadista, com uma ou mais marcas. Geralmente, são administradas por grandes grupos corporativos internacionais com alto poder aquisitivo e elevado controle de estoque, viabilizando as negociações com os distribuidores de produtos alimentícios dos principais fabricantes mundiais e oportunizando a prática de preços competitivos aos consumidores finais.
Segundo a ABRAS, o setor supermercadista já ultrapassou 400 mil estabelecimentos físicos, empregando cerca de 1,8 milhão de pessoas em todo o país e movimentando mais de 550 bilhões de reais anualmente.
As torres de resfriamento de água são fundamentais para o dia a dia das redes supermercadistas, pois atuam diretamente no controle térmico dos produtos refrigerados e congelados, como pescados e carnes, laticínios e sorvetes, frutas, verduras e legumes, bebidas, entre outros, dissipando o calor gerado pelos equipamentos de refrigeração, além de auxiliar na operação dos sistemas de ar condicionado e ventilação para o conforto térmico destes ambientes.