As centrais geradoras produzem energia a partir de fontes renováveis como a água em usinas hidrelétricas, os ventos em usinas eólicas, e a luz e calor solar em usinas solares, e também, a partir de fontes não-renováveis como o petróleo, o carvão e o gás natural em usinas termelétricas.
Há cerca de 9.525 usinas de geração de energia no território nacional, e as hidrelétricas se destacam, representando cerca de 63% da capacidade instalada, com movimentação anual superior a 195 bilhões de reais.
O setor eólico gera cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos, enquanto o setor hidrelétrico emprega cerca de 144 mil pessoas, de modo que mundialmente a geração de energia renovável emprega mais de 11,5 milhões de pessoas, e possui capacidade global instalada de 2.799 GW (gigawatts).
As torres de resfriamento são extremamente necessárias para as centrais geradoras de energia, como, por exemplo, nas usinas termelétricas em que água é utilizada para resfriar o vapor produzido pela queima dos combustíveis fósseis, fazendo girar as turbinas que geram energia.