O conforto ambiental é algo extremamente relevante para o bem-estar das pessoas que frequentam edifícios comerciais, shoppings, redes bancárias, lojas de rua, redes supermercadistas, hotéis, escolas, hospitais, entre outros locais fechados com grande concentração humana.
Segundo a ABRAVA, são cerca de 5 mil empresas no país atuando em toda a cadeia do frio, incluindo, fabricação, manutenção, instalação, projetos e comércio, oferecendo mais de 300 mil postos de trabalho, e movimentando anualmente mais de 37 bilhões de reais.
Há leis que regulam a qualidade do ar em ambientes públicos fechados, e o HVAC-R é um setor composto por empresas de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração que controlam as condições ambientais de um espaço, incluindo a temperatura, umidade, e qualidade e fluxo de ar, de modo que a quantidade de calor a ser removida pelo sistema de refrigeração é calculada com base no volume de pessoas, tamanho do espaço e nível de exposição solar do edifício. As torres de resfriamento de água desempenham papel crucial na refrigeração da água utilizada nestes processos de arrefecimento, contribuindo para a eficiência energética e sustentabilidade.